28 de jul. de 2014

Como parei de fumar - convite aos leitores

Olá pessoal, estou aqui para convidá-los a relatarem um pouco da história de vocês com o cigarro.

Se alguém tiver interesse em escrever um post aqui no blog, relatando suas experiências com o cigarro, quando começou a fumar, há quanto tempo parou, as dificuldades que têm vivido, ou qualquer outra coisa relacionado ao tema, é só deixar seu e-mail aqui nos comentários que entro em contato logo em seguida.

Gostaria de interagir mais com os leitores do blog e trocar experiências.

Comecei a escrever no blog, dentre outros motivos, para desabafar minhas percepções e sensações desde que decidi parar de fumar, mas também sinto vontade de ler histórias e relatos de ex-fumantes e pessoas que estão na mesma situação que eu, por isso, resolvi criar esse espaço para vocês!


27 de jul. de 2014

Como parei de fumar - apoio físico

40 dias sem fumar

Mais um dia vencido, mais um dia por vir...

Parar de fumar é um exercício diário, é se observar e se controlar todos os dias. Todo dia um ex-fumante tem vontade de fumar. Dizem que depois do primeiro mês, a vontade diminui, mas comigo não foi assim, a vontade de fumar não passa de jeito nenhum, apenas diminui a frequência. 

É alucinante a tal da fissura; uma vontade forte que vem lá do seu íntimo, difícil e possível de controlar. Às vezes ela me pega de surpresa... 
Por exemplo, hoje acordei com tanta vontade de fumar um cigarro que fiquei tonta quando levantei. Quando isso acontece, para evitar recaídas, eu não tomo meu cafezinho. Na verdade, parei de tomar café e outros produtos com cafeína durante todo o primeiro mês sem fumar. Só agora nos últimos dias que eu ousei tomar um café com leite pela manhã.

Para me manter firme longe do cigarro, além de controlar o consumo de cafeína, eu diminuí a ingestão do álcool. Sinto que essas atitudes me ajudaram a evitar a associação do cigarro com a cafeína e o álcool, já que minha mente já está formatada para sentir o cheiro do café e da cevada, e atiçar os receptores de nicotina sedentos e viciados.

Outro apoio que busquei para diminuir o desejo do meu organismo por nicotina foram as atividades físicas: ioga e pilates. Gente, vale muito a pena dedicar uma hora por dia do seu tempo praticando algo que faça bem para seu corpo físico. E, particularmente, para quem gosta de "unir o útil ao agradável", essas duas atividades que escolhi são perfeitas para quem também quer exercitar a mente, e ainda reaprende a respirar.
Lembrando que alguns hormônios do prazer estão mais ofertados durante a prática do exercício físico e isso ajuda a diminuir a depressão da abstinência.

É isso, não dá para mudar um hábito enraizado por anos sem querer mudar seu estilo de vida. É muito complicado! Parar de fumar envolve evitar tudo que lembra o cigarro e que pode "ativar" a fissura, pelo ao menos no primeiro mês. E, também, é extremamente importante a prática de atividade física, seja ela qual for.

E vocês, o que têm feito para lidar com a abstinência?


SÓ POR HOJE...



26 de jul. de 2014

Como parei de fumar - apoio medicamentoso

39 dias sem fumar!


Depois de muitas tentativas de parar de fumar, depois de muito fracassar... estou aqui, conseguindo ficar sem ele, sem meu maior companheiro! Sim, estou conseguindo viver sem o cigarro! Mas... como eu consegui chegar até aqui?

Eu sempre tentava parar de fumar "na tora", sem ajuda de nenhum medicamento, apenas com auxílio terapêutico, força e muita vontade. Após várias tentativas frustadas, percebi que não conseguiria sem uma ajuda a mais. Foi então que decidi usar os adesivos de nicotina e comecei pelo de fase 1 (para quem fumava mais de 10 cigarros por dia), usei por uma semana (uma caixa de adesivos vem com 7 unidades e dura exatamente este período). A bula diz que você deve utilizar esta fase do adesivo por 6 semanas, mas eu optei por não seguir a bula, senti segurança para seguir para a fase seguinte.

Então, comprei o de fase 2 e usei por mais uma semana. Nesta fase, o tamanho do adesivo é menor e contém uma menor quantidade de nicotina, para que nosso organismo vá se acostumando e adaptando a ficar sem aquela quantidade de nicotina diária. Neste momento os sintomas da abstinência já são mais notórios, principalmente aquela irritação gratuita.

Depois disso, usei o de fase 3 por mais uns quatro dias. Usei apenas por esse período porque esses adesivos dessa fase eu ganhei de uma colega blogueira que me enviou lá do Rio de Janeiro, umas sobras de quando ela ainda usava. Como o adesivo da fase 3 é muito, mas muito pequeno, quase não tem mais nicotina... fiquei com pena de comprar mais e resolvi parar de usar depois que acabou.

Como nessa encomenda dos adesivos também vieram umas pastilhas de nicotina, resolvi seguir minha luta me virando com essas pastilhas mesmo. Foram 12 pastilhas no total, depois que acabaram não comprei mais. Tenho uns cinco dias sem usá-las! Usei por alguns dias depois que parei com os adesivos, porém, não ultrapassava o número de uma pastilha ao dia, sendo que tinham dias que não usava. Quando acabaram, resolvi não comprar mais, apesar da vontade, pois fico com receio de estar enganando a mim mesma, sabe? Enquanto ainda usava esses paliativos, sentia que ainda não tinha me livrado do vício. 

Sei que dependente da nicotina serei para sempre, mas saber que estou livre desta droga é importante para me sentir forte e ter mais ainda vontade de lutar e vencer essa luta!


SÓ POR HOJE...


25 de jul. de 2014

E a luta continua...

 38 dias sem fumar!

E quem disse que não sinto mais vontade de fumar?


Todos os dias tenho episódios de fissura pelo cigarro, não está fácil... 
As pastilhas de nicotina acabaram há uns dias e não quis mais comprar... 

Fui novamente ao dentista e tive notícias terríveis, tenho até vergonha de comentar... ah, como me arrependo de ter fumado! Olho meus dentes no espelho e vejo a burrice que fiz. Acho até que é isso que tem me mantido longe do cigarro... a preocupação com meus dentes, medo de perdê-los!

Vontade de fumar eu sinto todos os dias, sinceramente!

Mas estou tão bem sem ele (talvez nem tanto assim)... firme em meu objetivo e tentando me manter longe dele todos os dias... 


SÓ POR HOJE...



20 de jul. de 2014

32 dias sem fumar

Mais de um mês sem fumar...


Estou tão feliz! :)
Nem acredito que estou conseguindo...

Demorei, mas voltei! Quase um mês sem escrever no blog... provavelmente, vocês pensaram que eu sumi porque fracassei e voltei a fumar, não é mesmo? Porém isso não aconteceu... dessa vez estou firme e forte rumo ao  meu objetivo! Eu sumi porque realmente estou sem tempo para escrever, sempre tenho ideias para postagens, só que preciso de tempo. Estou tentando me organizar para dar mais atenção ao blog, afinal de contas, quero ajudar pessoas que queiram parar de fumar e que tenham as mesmas dificuldades que eu tive e ainda tenho. 

Confesso que ainda sinto muita vontade de fumar, tenho episódios fortíssimos de fissura (desejo intenso de fumar) que cada dia que passa são menores, mas que, quando surgem, são muito intensos. E o que tenho feito para controlar isso? Bem, primeiro eu bebo água, respiro fundo e começo a exercitar mentalmente os motivos que me fizeram decidir parar de fumar, lembro de tudo que passei para chegar até aqui e de todas as coisas que me incomodavam quando fumava, pois eu já não sentia mais tanto prazer fumando, quando acendia um cigarro me sentia mal, uma fracassada!

Quando a vontade é muito forte ao ponto de nada disso adiantar, eu uso uma pastilha de nicotina. Até hoje não usei mais de uma pastilha por dia e tem dia que nem uso. Às vezes passo até três dias sem usar a pastilha, enquanto que tem vezes que as uso por três dias consecutivos, mas nunca uso mais de uma pastilha por dia. Não quero me acostumar a usá-las, quero muito me livrar da nicotina e estou fazendo isso aos poucos, acho que estou indo bem. Usei os adesivos apenas nas primeiras três semanas e pronto! Venho me virando com as pastilhas...

É claro que não dá para "aguentar o tranco" só com as pastilhas... Continuo praticando ioga e pilates, bem como estimulando bons pensamentos diários, com o intuito de atrair boas energias a fim de evitar o estresse. Parar de fumar envolve mudança no estilo de vida, que não inclui apenas a prática do exercício físico, mas também o exercício mental. Por isso, tenho cuidado muito da minha mente e do meu corpo.

Além disso, estou evitando tudo que me lembre o cigarro... Há mais de um mês que não tomo meu café que tanto adoro. Passei todos os jogos da copa do mundo em casa, para evitar beber cerveja e estar entre pessoas que fumem. Depois de três semanas sem fumar, senti segurança para tomar umas duas cervejas antes de almoçar, a vontade bateu, mas aguentei firme! Por isso, sempre que posso evito ingerir álcool, é sempre bom evitar tentações...

É isso, estou sobrevivendo... 
Não está fácil, mas sou forte e vou conseguir!!!


Só por hoje...

Até breve!!!