17 de mar. de 2014

1º dia sem cigarro

Um mês após o início do yoga, pilates e musculação (em outro post explicarei porque escolhi estas três atividades físicas para ajudar no tratamento), senti então que era o momento de largar de vez o cigarro. E escolhi uma data  não muito convidativa para este intento: 1º dia de Carnaval! Não, eu não sou maluca, entenda o porquê...

Como já disse em outras postagens, há quase um ano eu tento parar de fumar e sempre retorno no 5º dia de abstinência. Por isso, resolvi pesquisar mais sobre o tabagismo, seu tratamento e os adjuvantes que auxiliam no período mais crítico da abstinência, que são os primeiros 15 dias. E uma das indicações é que o fumante deve escolher um momento em que esteja longe do estresse do dia-a-dia, para evitar que alguma contrariedade faça-o fraquejar. Por isso escolhi o carnaval, viajei para uma praia belíssima aqui no interior da Bahia e escolhi o 1º dia de carnaval para fumar meu último cigarro (01/03/14). 

No 1º dia sem cigarro fiquei simplesmente alucinada, totalmente sem paciência. E olha que eu estava num lugar paradisíaco, longe dos problemas e na companhia de pessoas muito queridas (meu namorado e de um casal de amigos). Mas, mesmo assim estava irritada, me irritei com a trilha que demorava de chegar, com as praias que estavam lotadas, com a chuva fora de hora, definitivamente é insuportável o primeiro dia sem nicotina!
Antes de eu viajar, uma amiga minha havia me dado uns comprimidos de Bupropiona que haviam sobrado de uma época que ela precisou usar. Este medicamento é um antidepressivo indicado no tratamento do tabagismo e ela me disse que um amigo dela conseguiu parar de fumar com este medicamento. Entretanto, apesar de eu ser farmacêutica, não gosto de tomar medicamentos com ação no sistema nervoso central (os famosos "tarja preta"), devido ao potencial dessas drogas em causar dependência química. Por isso, como nunca na minha vida tomei um ansiolítico ou mesmo um antidepressivo, queria parar de fumar sem usar nenhuma outra droga para substituir a nicotina. Entretanto, vi que não sou tão forte assim.

Então, depois de me irritar com tudo, e antes que eu brigasse com meus companheiros de viagem, resolvi tomar um comprimido de bupropiona e em meia hora me senti melhor. A verdade é que não sei se foi efeito psicológico, já que este medicamento deve começar a ser ingerido 15 dias antes de parar de fumar. Só sei que me senti melhor, apesar de lembrar do cigarro o tempo inteiro.

E assim terminou meu 1º dia sem cigarro...


     Itacaré/BA, onde passei meu Carnaval...     






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acenda ou apague o cigarro e deixe aqui seu comentário: