Nunca esse "só por hoje" foi tão eficaz desde que parei de fumar. Por muito pouco, muito mesmo, eu quase desisti de tudo e fui na padaria comprar cigarro (toda vez que paro de fumar eu passo longe da padaria que tem aqui ao lado da minha casa, pois meu cérebro já a associa ao cigarro, era lá que eu ia todas as manhãs comprar meu maço de cigarros).
O que aconteceu foi que, definitivamente, não consigo produzir sem o cigarro, é uma coisa muito louca isso, mas meu cérebro está condicionado a associar o cigarro ao estudo. Sinto-me depressiva sem meu cinzeiro ao lado do computador e isto está cada vez pior. Às vezes, penso que terei que trocar de atividade, fazer algo que não exija muito concentração, raciocínio, articulação de ideias e criatividade. Em minha profissão tem muitas áreas que são assim, que não exigem nada disso, que o trabalho é mais técnico e mecânico. Nunca gostei desses tipo de trabalho e foi por isso que partir para a área acadêmica, mas estou me rendendo à esta possibilidade, talvez assim eu consiga ficar sem o cigarro.
Infelizmente, não posso desistir do meu doutorado, não apenas por eu ser bolsista e precisar do dinheiro pra pagar minhas contas, mas também porque sei que me arrependeria amargamente por isso. Admito que já pensei em abandoná-lo, pois é por causa disso que não consigo largar o cigarro, não só pela falta de concentração, mas devido às dificuldades em lidar com os estresses gerados por ele. Tenho consciência que o problema está em mim, tenho que me reinventar, descobrir algo que substitua o "cigarro para pensar". Entretanto, na prática isso é muito difícil.
Ontem eu perdi a paciência com isso e decidi que hoje, quando eu acordasse, iria na padaria comprar meu cigarro. Dormi pensando que talvez agora ainda não fosse o momento ideal de parar e que eu ainda não havia recebido nenhuma sentença de morte por causa do cigarro. E que, por isso, eu ainda tinha o "direito" de fumar mais alguns dias. Só que não, eu não preciso esperar esta sentença.
Hoje acordei melhor, mais animada em me manter firme. Fiquei alguns minutos me olhando no espelho... percebi como minha gengiva está mais clara, antes ela era escura por causa do cigarro, tinha muito medo de ter câncer na boca e garganta; minha pele está menos opaca e mais viva.
Além disso, lembrei que ontem, quando estava voltando do ioga, subi a ladeira da minha casa correndo sem perder o fôlego, foi aí que percebi o quanto meu corpo está evoluindo e o quanto estão valendo a pena esses dias de sofrimento.
Tudo isso me fortaleceu a não ir na tal padaria, e a me manter firme e forte sem cigarros...
Além disso, lembrei que ontem, quando estava voltando do ioga, subi a ladeira da minha casa correndo sem perder o fôlego, foi aí que percebi o quanto meu corpo está evoluindo e o quanto estão valendo a pena esses dias de sofrimento.
Tudo isso me fortaleceu a não ir na tal padaria, e a me manter firme e forte sem cigarros...
"Só por hoje"...
Yesssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
ResponderExcluirQue felicidade saber que você não desistiu de vc :) Parabéns querida é isso aí. Quando ei lí que vc tinha decidido ir até a padaria comprar cigarro eu fiquei tão triste, parecia que era comigo, rs. Olha, relacionar o cigarro com coisas q vc faz é fogo, ele era minha válvula de escape pra tudo, e nesse mês passei por diversos sentimentos de raiva, tristeza, medo, e em todos esses momentos eles estariam presentes. Basta apenas dar tempo ao tempo. Vc vai conseguir sim estudar sem precisar de cigarro, leva um tempo pra seu cérebro desacostumar mas vc vai conseguir :)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se você tiver um tempo dá uma procurada no youtube acho q dá pra encontrar. No dia 07/04 foi um programa todinho sobre cigarro. Eu morro de medo do câncer e de perder os dentes e no programa falou disso. Tenho uma tinha ex fumante que perdeu 2 dentes, e eu estou com perda óssea tbm. Qqr dia conto no blog. Forçaaaaaaaaaa. Grande Beijo
Ow Debora, o pior é de tudo é que sei exatamente como o cigarro provoca o câncer, já dei várias aulas sobre isso, acredita? Já até pensei em postar aqui estes malefícios... mas, sinceramente, neste momento quero apenas desabafar o que estou passando...
ExcluirE sim, o cigarro provoca perda óssea e doenças periodontais... mais do que ninguém eu sei disso tudo, e isso era uma das coisas que mais me incomodavam quando eu fumava na rua e alguém dizia "menina, isso faz mal"... eu olhava pra pessoa com uma cara de ódio... uma vez eu estava tão estressada que, quando um homem me disse isso, eu respondi: "quer que eu te explique como as espécies reativas de oxigênio e nitrogênio causam danos no DNA da célula e provoca o câncer?"... isso me dava muita raiva, muita mesmo, pois sempre soube como o cigarro faz mal, só que o prazer de fumar sempre foi maior que o medo de morrer!
Bjos
Verdade. Eu ia postar sobre isso outro dia, tipo: todo fumante sabe de todos (ou quantidade suficiente) os males que o cigarro causa. Não adianta olhar aquela típica imagem do pulmão de um não fumante rosinha e do fumante todo preto. Não adianta nada aquelas imagens no verso dos maços de cigarro, não adianta ler reportagens ou relatos do que aconteceu com uma pessoa que fumou. Nada adianta! A pessoa realmente tem que estar numa vibe muito dela pra decidir parar, e não vai ser nada disso que vai influenciar né? Mas sei lá, eu tava com tanto medo que esse programa me abalou demais nesse dia, num sei mas acho que eu tava na vibe de parar e nem notei, foi o pontapé pra eu parar. :)
ExcluirBjusssssssssssssssssssssss
A maior prova de que o fumante precisa querer parar de fumar e estar numa "vibe" para isso, é que tenho uma vizinha no meu prédio que mal consegue falar por causa do cigarro, ela já está perdendo a voz e todos na casa dela fumam. Ela cuida do pai que é idoso e tem uma doença pulmonar por causa do cigarro. Moro há 1 ano nesse prédio e vê isso tudo só piorou o meu medo desse vício...
ExcluirCaraca.... Nem assim ela sentiu que precisa parar..... então não pára mais kkkkkkkkkkkkkkk.
ExcluirQuero noticias! estou a tentar deixar de fumar. fumo pouco, mas prefiro nao fumar, é realmente mais dificil do que pensava. mas felizmente ainda não tenho responsabilidades de maior, por isso consigo viver com relativo pouco stress. mais ainda assim quero combater este vicio cedo.
ResponderExcluirVocê é de menor? Isso quer dizer que ainda é um adolescente? Se sim, o que posso te dizer é que você deve parar o mais rápido possível. Você fuma pouco porque ainda está começando. A nicotina é uma droga que desenvolve tolerância, ou seja, com o tempo você vai precisando de mais cigarros para provocar o mesmo efeito prazeroso de antes.
ExcluirNenhum fumante começa fumando um maço de cigarros, mas com o tempo todos vão aumentando o número deles. Não existe essa história de que o estresse faz aumentar o número de cigarros fumados por dia, até porque um fumante não fuma apenas quando está estressado. Enfim, o que te aconselho é parar logo, enquanto ainda há tempo!
Boa sorte!
Sentindo falta dos seus posts, não tá fácil........
ResponderExcluirDeby, amanhã te dou notícias... bjão
Excluir