20 de mai. de 2014

Vou parar de fumar!

Eu vou parar de fumar! Porque não tem mais graça essa história de colocar fumaça dentro dos meus pulmões e eu quero muito parar... Querer é poder e eu vou conseguir!

É como disse minha companheira blogueira Mariana em um post dedicado à mim: "nesse game só fracassa de verdade quem para de tentar" (veja clicando aqui)... e é com a sua ajuda e a de minha nova amiga Débora (veja o blog dela aqui) que eu entrarei novamente na luta.

Eu havia dito em outro post que só iria tentar novamente em dezembro (veja aqui), mas eu decidi tentar antes disso. Isso porque mesmo fumando eu não me sinto feliz, continuo depressiva só que agora o motivo não é mais a abstinência da nicotina. A cada cigarro que acendo me sinto péssima, não apenas porque sei o mal que estou causando à minha saúde, mas porque sinto que o cigarro é mais forte do que eu. Preciso provar à mim mesma que sou mais forte que este vício, preciso dar um basta nesta história de dependência!

Como todas as outras vezes que tentei parar "na tora" não deram certo, desta vez farei diferente. Vou parar fazendo o desmame, começarei reduzindo a quantidade de cigarros fumados diariamente. E então, no dia 31 de maio, dia nacional de combate ao tabaco, e dia em que apresento o tal trabalho no congresso, fumarei meu último cigarro!

Então, dia 1º de junho colocarei o adesivo de nicotina fase 3, porque desta vez não quero passar pelos sintomas cruéis de abstinência que passei nas outras vezes. Admito minha impotência e utilizarei a bendita nicotina terapêutica.

Daqui até lá vou contando pra vocês como está sendo a redução dos cigarros diários. E vamos lá, rumo ao:



8 comentários:

  1. UAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU.
    Amiga, estou do seu lado independente de qual decisão você tomar. Se vc decidir parar em Dezembro ou neste mês. Se vc está se sentindo tão depressiva quanto na abstinência então compensa vc passar por isso sem fumar. O importante e não desistir como a gente sempre falou. Estou na torcida!!!!!!!!!!!!! Um mega beijo.

    ResponderExcluir
  2. Agora atualizado rs: Se vc está certa de que este é o momento estaremos ao seu lado pra te ajudar. Se desistir e achar que o melhor momento é dezembro quando tudo de estressante acaba, estaremos ao seu lado do mesmo jeito. Não vamos nos culpar caso a gente não consiga, ou defina uma outra data para uma nova tentativa. Agora não estamos mais tentando sozinhas, o blog nos aproximou de pessoas que nos incentivam, ajudam e se tornam amigos :)

    ResponderExcluir
  3. Uma das decisões mais certas na vida é parar de fumar, não traz benefícios nenhum e além de trazer inúmeros prejuízos para a nossa saúde ele também afeta as pessoas que vive ao nosso redor. Parabéns pela a iniciativa, esperamos que a cada dia que passe milhares de pessoas assim como você se conscientize e deixe de fumar de uma vez por todas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por ter parado de fumar, Willian.
      De fato, a decisão de parar de fumar é uma das mais certas na vida. Seria maravilhoso se todos se conscientizasse :)

      Excluir
  4. A Debora falou tudo! Estaremos do seu lado, sem julgamentos, pro que der e vier. Eia, sus, coragem! Cada vez mais acredito que parar de fumar é um gerúndio. É parando todo dia que a gente pára pra sempre.

    ResponderExcluir
  5. Debora e Mariana, obrigada pela força... é isso mesmo, tentar é o que importa!

    ResponderExcluir
  6. O que mais me ajudou a parar de fumar foi a prática de exercício físico. De preferência, alguma prática que seja intensa. Ajuda horrores. Também ajudou também as pastilhas niquitin (ajudou, mas acabou criando um outro problema, uma leve dependência das pastilhas, mas é mais fácil largar as pastilhas do que o próprio cigarro).
    O que desanima mesmo pra quem está tentando parar é a ilusão de que a vontade vai sumir depois de um tempo. A vontade até diminui com o tempo, os primeiros dias de loucura, onde todos os seus pensamentos convergem para o cigarro, passam logo, mas a vontade sempre aparece de vez em quando e sempre vai acompanhar o fumante. Mas é algo com que você se acostuma a viver.
    Seja forte!

    ResponderExcluir
  7. Permita-me outro comentário. Existe a vontade de parar de fumar. E existe também a vontade de permanecer sem fumar. Essa vontade posterior de permanecer sem fumar diminui também com o tempo, e aqui é bom ficar alerta com as armadilhas que nos arma a mente: depois que se passa um bom tempo sem fumar, é natural o sujeito imaginar que tem o total controle sobre sua vontade, que pode fumar um cigarro (“só unzinho”) uma vez ou outra, durante uma festa ou quando vê uma pessoa fumando na sua frente, "afinal ele venceu o vício, passou meses sem fumar, e não vai ser um cigarrinho qualquer que vai arrastá-lo ao vício novamente". Esse tipo de pensamento tem que ser combatido sem piedade. Permaneça forte!

    ResponderExcluir

Acenda ou apague o cigarro e deixe aqui seu comentário: